COMO O RECONHECIMENTO DE RECEITA PODE AFETAR SUA AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS


Em 2014, o Financial Accounting Standards Board (FASB) e o International Accounting Standards Board (IASB) emitiram novos padrões para o reconhecimento de receita em contratos com clientes. Globalmente pelo IFRS é a norma IFRS 15, nos Estados Unidos o ASC 606 e no Brasil é o CPC 47 (emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC). O que você pode não saber é que esse novo normativo contábil afeta o modo como os negócios são valorizados.

Em essência, o motivo é simples: como essa nova norma contábil altera o tratamento contábil da receita, ela altera os números usados para avaliar uma empresa. Mas o reconhecimento da receita é complexo e vale a pena cultivar uma compreensão mais profunda de como e porque isso afeta as avaliações.

O que é reconhecimento de receita?

Historicamente, os princípios contábeis consistem em conceitos amplos de reconhecimento de receita e vários requisitos baseados em regras para determinados setores e transações. A nova norma contábil muda isso para um modelo baseado em princípios. A receita é obtida quando o controle de um bem ou serviço é transferido do provedor para o cliente e é reconhecido em um valor que o provedor espera receber como remuneração pelo fornecimento do bem ou serviço. O processo de cinco etapas da nova norma contábil prevê a identificação do (s) contrato (s) com um cliente, identificando as obrigações de desempenho no contrato, determinando o preço da transação, alocando o preço da transação às obrigações de desempenho e reconhecendo a receita conforme as obrigações de desempenho são cumpridas. Sob ASC a nova norma contábil, a receita deve ser reconhecida ao longo do tempo, se qualquer um dos itens a seguir for verdadeiro:

         Seu cliente recebe e consome os benefícios ao mesmo tempo;

         Sua empresa cria ou aprimora um ativo que o cliente controla (por exemplo, um trabalho em andamento);

         Sua empresa não cria um ativo com um uso alternativo para você e você tem um direito aplicável ao pagamento do trabalho concluído até o momento. Caso contrário, você deve reconhecer a receita em um determinado momento, ou seja, quando o controle é transferido para o cliente.

Por que o CPC, FASB e o IASB estão fazendo essas alterações?

Existem várias razões principais para o novo padrão e visam:

         Remover inconsistências e fraquezas nos requisitos de receita;

         Fornecer uma estrutura mais robusta para abordar problemas de receita;

         Fornecer informações mais úteis aos usuários das demonstrações financeiras através de melhores requisitos de divulgação;

         Melhorar a comparabilidade das práticas de reconhecimento de receita entre entidades, indústrias, jurisdições e mercados de capitais.

A comparabilidade é importante, porque os usuários de demonstrações financeiras são tipicamente instituições financeiras e investidores, que têm muita escolha entre setores e optarão por investir onde proporcionará um bom retorno. Todos estão competindo pelos mesmos dólares, portanto, um padrão consistente de reconhecimento de receita para todos os setores cria um campo de ação mais equilibrado entre os setores.

Como o reconhecimento de receita me afeta?

Existem algumas maneiras pelas quais o padrão da nova norma afeta as organizações. Seu método de quando reconhecer receita pode mudar, o que pode levar a reconhecê-lo antes ou depois do que você tem historicamente. O número de obrigações de desempenho no contrato também pode afetar o momento do reconhecimento da receita.

As apresentações e divulgações serão alteradas e, significativamente, mais informações deverão ser divulgadas nas demonstrações financeiras. Você precisará reavaliar como seus contratos são escritos, especialmente em relação a cláusulas de rescisão, pedidos de alteração e duração do contrato. Os termos do contrato se tornam ainda mais importantes. Anteriormente, eles eram legalmente importantes, mas agora são igualmente importantes para a contabilidade. Outros impactos incluem os custos de obtenção de um contrato (por exemplo, comissões de vendas e custos de pré-contrato) e cumprimento de um contrato (por exemplo, prêmios de títulos e custos de mobilização). Ambos provavelmente precisarão ser capitalizados e amortizados ao longo da vida de um contrato, em vez de serem imediatamente desembolsados.

Além disso, o EBITDA e o capital de giro podem ser afetados por causa das mudanças na receita e dos recebíveis. As necessidades de fluxo de caixa também podem ser afetadas (por exemplo, custos para reestruturar contratos, nova tecnologia de sistema, implicações fiscais, recursos adicionais para entender e implementar, etc.). E você precisará considerar o status de principal versus agente, uma vez que isso afetará a apresentação de receita bruta versus líquida. E, do ponto de vista dos controles internos, uma empresa que considera uma venda pode obter melhores preços se tiver bons controles internos.

Esses são apenas alguns dos impactos que o reconhecimento de receita pode ter em sua organização. Não é difícil ver como a nova norma contábil também impacta as avaliações. Quando valorizamos um negócio, usamos uma abordagem de renda e uma abordagem de mercado. A abordagem de renda para avaliações pergunta o que alguém estaria disposto a pagar com base nos ganhos ou fluxo de caixa. A abordagem de mercado pergunta o que alguém no mercado estaria disposto a pagar com base nos lucros ou no fluxo de caixa. Sem dúvida, o reconhecimento de receita afeta ambas as abordagens.

Quando eu tenho que adotar o IFRS 15 / CPC 47?

As empresas devem adotar o IFRS 15 / CPC 47 desde 1º. de janeiro de 2018.

O que acontece com a minha avaliação?

O reconhecimento da receita pode ser complexo e difícil, e, para entender como isso afeta as avaliações, requer um profissional experiente para apoiar nas análises e implementações. Os especialistas em reconhecimento de receita e avaliação da TATICCA – ALLINIAL GLOBAL podem ajudar sua organização a entender os efeitos da nova norma de reconhecimento de receitas em sua situação específica. Entre em contato para saber mais ou iniciar sua avaliação.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse