A tecnologia está mudando de forma
rápida, e a maneira de viver e trabalhar é afetada por estas mudanças. A
maneira de trabalhar do passado pode se tornar obsoleta num piscar de olhos.
Conforme os negócios evoluem, a quantidade e a complexidade das operações
aumentam e a eficiência e a qualidade não se desenvolvem naturalmente na mesma
velocidade ou proporção.
Apesar de toda empresa não precisar ser
um ícone de inovação, não se atrasar demais frente às mudanças do mundo
corporativo é um importante diferencial. A falta de atualização nos processos
traz o caos à vida de muitos gestores em suas operações, devido a fatores como
falta de controle, falta de visibilidade, imprevisibilidade e ineficiência, que
geram custo aos processos da empresa. Processos não otimizados afetam
negativamente a agilidade, produtividade e capacidade de inovação.
Sendo assim, as evoluções nas
ferramentas de gestão possibilitam oportunidades de redução de custos com o uso
de plataformas de BPM (Business Process Modeling), com o desenho do
processo adaptado à realidade de cada empresa e fácil customização e
utilização. Algumas delas: customização total dos processos, substituição do
e-mail e papel, visibilidade total das atividades e onde estão paradas, independência
de TI (qualquer pessoa pode desenhar um processo), redução de custos de
operação
Dentro desta modelagem de processos de
negócios, o Business Process Modeling se encaixa após o mapeamento de
processos. É a visualização gráfica do processo, das suas etapas e das pessoas
envolvidas.
Essa modelagem nos processos da empresa
pode trazer muitos benefícios. Um deles é o alinhamento das operações com a
estratégia de negócios da empresa. É comum os processos não serem conduzidos de
acordo com os objetivos e visão da empresa, e o Business Process Modeling
proporciona esse alinhamento, maximizando os resultados.
O corte de custos também é um grande
benefício trazido pelo Business Process Modeling, que identifica gargalos
facilmente, além de suprimir tarefas duplicadas e cortar desperdícios. A
metodologia também aumenta o controle dos processos, que funcionam melhor
através da representação e criam consistência a partir do controle gerencial e
melhoria contínua.
Outro benefício do Business Process
Modeling é a melhoria na comunicação, pois as equipes passam a conhecer melhor
seus papeis dentro do processo, entendem a importância da sua função no todo e
buscam atingir uma performance ideal.
O Business Process Modeling é um
facilitador para documentar e
disseminar os processos da empresa, alinhando o entendimento entre todos os
colaboradores. Compreender e aplicar a metodologia na
sua empresa aumentará a produtividade, a satisfação de seus clientes, eficiência
de seus processos e a qualidade dos seus produtos e serviços, tudo isso diminuindo
custos e desperdícios.
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