Auditoria Contábil


Sendo a auditoria contábil um processo que analisa a situação financeira de uma empresa e valida a precisão dos registros contábeis, se mostra vantajoso, porque além de validar as informações, certifica aos administradores que os controles internos estão sendo realizados de maneira eficiente e eficaz. Ou, em caso contrário, sugere melhorias.

Justamente por isso, em qualquer empresa, independente do porte ou área de negócio, a auditoria contábil agrega segurança e transparência no processo. Entretanto, é comum que as empresas só a procurem quando perceba indícios de erros ou fraudes nas demonstrações contábeis.

Vale lembrar que a auditoria contábil pode ser realizada não somente nas empresas que atendem a obrigatoriedade, mas também em empresas de pequeno porte, pois identifica fraudes e irregularidades na administração. Em caso de não obrigatoriedade, a decisão de realizar uma auditoria contábil cabe à gestão da empresa.

O processo de auditoria contábil pode apontar erros, que são não intencionais, como por exemplo, interpretações incorretas das normas, ou pode apontar fraudes, que são intencionais, como por exemplo, manipulações ou falsificações de registros. Irregularidades identificadas pela auditoria contábil podem ser analisadas pelo nível gerencial, que também aplicará as correções e melhorias. Já as fraudes são comunicadas diretamente ao gestor, por razões de sigilo.

O mais importante é esclarecer que, ainda que a auditoria contábil não identifique erros ou fraudes, sempre contribuirá com melhorias nas práticas da empresa.

O objetivo principal da auditoria contábil é realizar a comparação das demonstrações contábeis com a situação patrimonial e financeira, porém esse processo alcança outras áreas da empresa.

De forma a ressaltar a importância do processo, além da principal que é proteger erros e fraudes na área financeira, listamos algumas das áreas que se beneficiam com a auditoria contábil:

·         Na área fiscal, a auditoria contábil garante o cumprimento das obrigações fiscais, protegendo assim a empresa de multas e penalidades;

·         Na área patrimonial, a auditoria contábil ajuda a controlar os bens da empresa;

·         Na área administrativa, a auditoria contábil diminui a negligência e ineficiência dos processos;

·         Na área social, a auditoria contábil sugere a correta aplicação de recursos, aumentando a credibilidade dos investimentos.

São apenas alguns dos benefícios trazidos pela auditoria contábil, que é restrita ao auditor e em conformidade com as normas brasileiras e internacionais, devido a questões de independência.

Entre em contato com a TATICCA Auditores Independentes para obter mais informações, pelo www.taticca.com.br ou e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 30623000 e saiba mais. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse