Análise Das Demonstrações Contábeis: A Importância Para As Empresas


Além de reforçar a veracidade dos números apresentados, a análise das demonstrações contábeis permite um melhor planejamento para o futuro

analise das demonstracoes contabeis

Demonstrações contábeis são de suma importância para qualquer organização. É por meio delas que diferentes partes tomam conhecimento sobre a atual situação de uma empresa, verificando se os recursos investidos estão sendo devidamente bem aplicados em torno do objetivo de trazer lucro ao negócio.

Dentro das demonstrações contábeis, várias informações são levantadas. É fundamental que estejam presentes dados como balanço patrimonial, demonstração do resultado referente ao período previsto, disponibilização e explicação de números referentes a lucro ou prejuízo, fluxo de caixa, demonstração de valor acionado e notas explicativas com devidas descrições das práticas contábeis.

As demonstrações contábeis devem seguir os padrões previstos pelo mercado. É fundamental que normas e leis sejam seguidas corretamente para que o documento tenha validade. De acordo com a Lei 6.404/76, no artigo 176, por exemplo, fica determinado que as demonstrações devem indicar os valores do exercício anterior para efeito comparativo dos resultados apresentados.

Por que realizar a análise das demonstrações contábeis?

A análise das demonstrações contábeis, que também pode ser colocada como revisão das demonstrações contábeis, garante uma série de benefícios à empresa contratante e ao documento em si. Primeiramente, certifica-se a veracidade e exatidão dos dados apresentados. Ao utilizar uma auditoria externa, evita-se que os números possam chegar ao relatório final de maneira ludibriosa ou simplesmente com erros. A revisão provém números confiáveis e verdadeiros.

Dessa forma, a revisão das demonstrações contábeis também irá solidificar o documento; que passará a ser relevante na tomada de decisões do negócio. Sabendo que possuem dados reais, as lideranças da companhia podem planejar de forma mais bem preparada as metas e estratégias para um futuro próximo. O fato em si torna-se uma segurança para a empresa e seu modelo de negócio.

Como fazer a análise das demonstrações contábeis?

Empresas de diferentes tamanhos podem contar com a TATICCA Auditores e Consultores, que possui longa e conhecida eficácia em áreas como auditoria externa, consultoria, assessoria e impostos. Nossos profissionais possuem mais de 20 anos de experiência no segmento, contando com metodologia e disponibilização de certificação.

Para a revisão de demonstrações contábeis, a TATICCA Auditores e Consultores desenvolve seus trabalhos seguindo a NBC TR 2400. Esta norma tem como principal objetivo orientar o auditor independente durante a revisão dos números apresentados. Seguindo o padrão, o auditor garante que o documento será relevante para a empresa, trazendo também considerações importantes acerca do negócio.

Entre em contato pelo e-mail taticca@taticca.com.br ou pelo telefone (11) 3062-3000 e saiba mais.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Consulte
NOSSOS ESCRITÓRIOS
Consulte
SOBRE NÓS
Acesse
SOLICITE SUA PROPOSTA
Acesse